segunda-feira, 9 de abril de 2007

Sinapses

Sinapse é uma região altamente especializada, onde ocorre a transferência da informação (impulso elétrico) de uma célula para outra, através dos neurotransmissores; sendo estes, mediadores químicos de comunicação entre as células.


Quando o axônio está em repouso, a face interior da membrana é negativa em relação à superfície externa devido à predominância de cloro no meio intracelular e a predominância de sódio no meio extracelular.


A passagem do impulso ao longo da fibra, ocasiona a entrada de sódio e a saída de potássio. Como a entrada de sódio é maior do que a saída de potássio, ocorre um acúmulo de íons positivos na superfície interna da membrana plasmática. Consequentemente, durante a passagem do impulso à superfície externa da membrana do axônio se torna carregada negativamente em relação à superfície interna.


A onda despolarizante chega ao botão terminal do axônio da célula pré sináptica, abrindo os canais de voltagem de cálcio, possibilitando a entrada do mesmo. Isso faz com que as vesículas sinápticas dirijam-se até a membrana plasmática liberando o seu conteúdo, os neurotransmissores, na fenda sináptica.

Os neurotransmissores ligam-se aos seus receptores específicos da membrana plasmática da célula pós sináptica promovendo a condução do impulso nervoso. Os neurotransmissores são reciclados ou destruídos na própria fenda.


Tipos de sinapses


Axodendrítica: axônio com o dendrito

Axossomática: axônio com o corpo celular

Axoaxônica: axônio com axônio

Fonte: Conteúdo ministrado em sala de aula e Livro de Histologia básica, autores: Junqueira e Carneiro



Onda despolarizante com animação



Fonte: www.afh.bio.br

Nenhum comentário: