sexta-feira, 20 de abril de 2007

Meninges

O sistema nervoso central está contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges.

As meninges são formadas por três camadas, que, de fora para dentro, são as seguintes: dura-máter, aracnóide e pia-máter.


  • Dura-máter: é a meninge mais externa, constituída por tecido conjuntivo denso, contínuo com o periósteo dos ossos da caixa craniana. A dura-máter, que envolve a medula espinhal, é separada do periósteo das vértebras, formando-se entre os dois o espaço epidural. Este espaço contém veias de parede muito delgada, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. A parte da dura-máter em contato com a aracnóide constitui um local de fácil clivagem, onde muitas vezes, em situações patológicas, pode acumular-se sangue externamente à aracnóide, no chamado espaço subdural. Este espaço não existe em condições normais.

A superfície interna da dura-máter e, na dura-máter do canal vertebral, também a superfície externa são revestidas por um epitélio simples pavimentoso de origem mesenquimatosa.


  • Aracnóide: apresenta duas partes, uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e outra constituída por traves que ligam a aracnóide com a pia-máter. As cavidades entre as traves conjuntivas formam o espaço subaracnóide, que contém líquor e não tem comunicação com o espaço subdural. A aracnóide é formada por tecido conjuntivo sem vasos sangüíneos e suas superfícies são todas revestidas pelo mesmo tipo de epitélio simples pavimentoso, de origem mesenquimatosa, que reveste a dura-máter.

A aracnóide forma, em certos locais, expansões que perfuram a dura-máter e vão fazer saliências em seios venosos, onde terminam com dilatações fechadas: as vilosidades da aracnóide.

A função destas vilosidades é transferir líquor para o sangue. O líquido atravessa a parede da vilosidade e a do seio venoso, até chegar ao sangue.


  • Pia-máter: é muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, embora não fique em contato direto com células ou fibras nervosas. Entre a pia-máter e os elementos nervosos situam-se prolongamentos dos astócitos, que, formando uma camada muito delgada, unem-se firmemente à face interna da pia-máter. A pia-máter segue todas as irregularidades da superfície do sistema nervoso central e penetra no tecido nervoso por certa extensão, juntamente com vasos sangüíneos. A superfície externa da pia-máter é revestida por células achatadas, originadas do mesênquima.

Os vasos sanguíneos penetram no tecido nervoso por meio de túneis revestidos por pia-máter, os espaços perivasculares. A pia-máter que segue os vasos sanguíneos dsaparece antes que estes se transformem em capilares. Os capilares do tecido nervoso são totalmente envolvidos por expansões dos prolongamentos dos astrócitos, não havendo contato direto entre os neurônios e os capilares.

Bibliografia: Histologia Básica; autores: Junqueira e Carneiro
Meninges no cérebro e na medula espinhal

Nenhum comentário: