terça-feira, 17 de abril de 2007

Medula espinhal

A medula espinhal está alojada no canal vertebral. Anatomicamente, a medula apresenta uma intumescência cervical (C7) e uma lombar (L6-L7). A intumescencia cervical dá origem aos nervos espinhais para os membros torácicos - pexo braquial, e a intumescencia lombar dá origem aos nervos espinhais para os membros pelvinos - plexo lombo sacral.


Apresenta ainda no seu terço final, o cone medular seguido das raízes dos últimos nervos espinhais. Tal conjunto dá-se o nome de cauda eqüina.


Em cortes transversais da medula espinhal, a substância branca se localiza externamente e a cinzenta internamente, com a forma da letra H. O traço horizontal do H apresenta um orifício, corte do canal central medular, revestido pelas células ependimárias. Este canal representa a luz do tubo neural embrionário. A substância cinzenta dos traços verticais do H forma os cornos anteriores, que contêm neurônios motores e cujos axônios dão origem às raízes ventrais dos nervos raquidianos. Forma também os cornos posteriores, que recebem as fibras dos neurônios situados nos gânglios das raízes dorsais dos nervos espinhais. Os neurônios da medula são multipolares e volumosos, principalmente os neurônios motores dos cornos anteriores.
Fonte: Histologia básica, autores Junqueira e Carneiro.


Canal vertebral e medula espinhal.



Corte transversal da medula espinhal.

Fonte: www. afh.bio.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Genial post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.